Caetana foi às compras
Gosto de roupa prática. Não uso vestidos.
Caetana nasceu e eu comprei imensa roupa na secção de menino. Era a roupa com que eu mais me identificava e era eu que a vestia (o pai concordava). Sempre disse que se um dia ela quisesse usar vestidos eu estaria aqui para lhe fazer a vontade [mas fazer a vontade dela! Não de família/amigos que oferecesse vestidos para impingir os seus gostos].
Entretanto, há umas semanas, uma amiga da Caetana levou um vestido de tule para a creche. Eis se não o meu espanto quando a minha filha me aponta a amiguinha e diz – ‘olha mãe, olha’. Perguntei se gostava e disse que sim.
Certo. Estava na hora de a deixar escolher o que queria comprar para vestir. Algo que eu imaginava lá para os 3 ou 4 anos de idade.
E o que é isso de escolher a roupa? É vestir algo que ela goste desde que esteja de acordo com o clima, independentemente de eu e o pai gostarmos ou não. Durante a semana vamos para a creche, portanto o clima é relativo. Pode estar a chover torrencialmente e Caetana de sapatilhas porque dentro da creche não chove. Por outro lado, neste momento Caetana tem 2 casacos fortes. Se não estiver a chover, ela escolhe o que quer vestir. Se estiver a chover eu informo que leva o quispo e ela aceita – se não aceitar eu explico.
Voltando então à ida às compras.
Peguei em Caetana e disse que íamos às compras mas ela é que teria que escolher porque eu não gosto de vestidos.
Imaginei que fosse escolher tudo o que tivesse tule/ unicórnios/ minnies mas enganei-me. Ela sabia bem o que queria e disse-me várias vezes ‘não mãe, não goto desse’
Da secção de carnaval não quis nada. Vimos unicórnios e tules coloridos, o vestudo azul da frozen.. Caetana foi mexendo neles, parecia estar a achar piada aos tules mas depois dizia ‘não mãe, não quero este’ e assim foi com todos.
Chegou ao ponto de me dizer ‘vamos embora. Não quero mais nada’
Trouxe um vestido que eu não desgosto e outro que achei super piroso mas tudo certo. Quem o vai usar é Caetana e ela gostou portanto é só isso que interessa.
Entretanto já quis voltar a usar os sapatos que lhe comprámos para o natal. Tive receio que lhe magoassem ou caíssem dos pés. Deixei-a levar os sapatos calçados mas coloquei umas sapatilhas no cabide dela. Avisei-a que poderia trocar, só tinha que pedir à educadora ou auxiliar da sua sala [e expliquei a situação aos respetivos adultos] mas não quis. Andou todo o dia com eles, a brincar normalmente.