UniContos

Um bebé nascido durante a quarentena. Um projeto de mãe e filha. O que lhe queiram chamar.

UniContos é um canal de youtube que começou durante este período que atravessamos. Período que ficará para sempre gravado na história do mundo – A pandemia do covid-19 que fez as pessoas parar! As escolas fecharam, os empregos passaram para teletrabalho ou também pararam. Os pais ficaram com os filhos em casa, os mais velhos com ensino à distância, a chamada teleescola que resutou em mais críticas que elogios. Os mais pequenos entre atividades, brincadeiras e mais birras que o habitual porque não percebem o que se passa. Só sabem que, de um dia para o outro, estão em casa e de lá não podem sair nem para ‘esticar as pernas’, os que podem sair não podem contactar com outras pessoas.

Voltando ao UniContos.

Não é um projeto inovador nunca antes visto [longe disso], ou se calhar até é porque nunca tal foi feito com a nossa presença – se eu eu não gostar de mim quem gostará? O seu foco é contar uma história infantil por dia! Sem saber por que caminho enveredar no que respeita roupa e penteado, juntei o útil ao agradávem, misturei um pouco de fantasia e voilá: Um unicórnio que conta histórias! Tendo uma filha de 2 anos e meio a quem pretendo passar o gosto pela leitura, e sendo ela dona de muitos dos livros utilizados, não faria sentido não a incluir. Tem-me ajudado a dizer Olá e Adeus nos vídeos. Durante a história propriamente dita a reação depende da vontade e estado de espírito do momento. Se há dias em que ajuda e participa porque até gosta e conhece bem a história, noutros coloca-se ao lado do telefone que grava e assiste, ou vai empoleirar-se noutro sítio qualquer enquanto eu conto.

Foi um projeto a pensar nos mais pequenos e respetiva família! Sou questionada por muitas mães – principalmente através das redes sociais – que têm dificuldade em escolher livros para os filhos. Mães que não sabem o que comprar ou compram e se arrependem, como também já me aconteceu.

Recentemente arrumei os livros infantis cá de casa por gostos e tamanhos. Passo a explicar: Para os arrumar à altura da Caetana percebi que ocuparia 4 blocos da estante. Assim, fiz 4 montinhos:

  • Aqueles de que gosto mais/ acho mais interessantes;
  • Os que também gosto muito mas que ainda considero longos para a Caetana [2 anos e meio];
  • Os mais antigos e aqueles de que gosto menos;
  • Os mais infantis: aqueles primeiros livros para bebés.

Comecei o UniContos pelos primeiros: Aqueles de que gosto mais/ acho mais interessantes. Dentro desses a escolha tem sido meio aleatória. A Caetana já escolheu um da segunda secção: os longos!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *